• SEJA BEM - VINDO!

  • VOLTE SEMPRE!

  • PAULO FREIRE

  • EMÍLIA FERREIRO

  • JEAN PIAJET

  • ANÍSIO TEIXEIRA

quarta-feira, 20 de junho de 2012

As Redes Sociais





por: Elaine Pacheco


Não há dúvidas que a internet facilitou o trafego de informações, o relacionamento pessoal e grupos de interesses comuns. O Orkut, por exemplo, passou a reunir pessoas de todo mundo numa só comunidade, onde é possível partilhar, discutir e se integrar.

Essas interações possibilitaram a criação de várias redes sócias como o Orkut, Facebook, Youtube, Linkedin, Twitter, MySpace, Formspring, Badoo  entre outros.

Com certeza essas ferramentas já fazem parte do cotidiano dos alunos merecendo uma atenção especial pelo educador a fim de trabalhar conteúdos de aprendizagem. Mas essas ferramentas precisam ser bem planejas de modo a atingir os objetivos educacionais propostos para que não sejam mais uma ocupação apenas de lazer.



O que são Redes Sociais?

 
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
(Wikipédia)



 Qual é o papel das redes sociais na escola?
 
As redes sociais constituem um papel importante na educação, pois a disponibilidade de conteúdos, as ferramentas digitais, o processo de compartilhamento e colaboração proporcionam uma grande participação não hierárquico de todos os membros da comunidade, envolvem interesses públicos ou privados, contribuem para aperfeiçoamento de discussão, debates em fóruns específicos, serve para aproximação de professores e alunos com textos, autores e outras atividades, enfim, promove a interatividade.


 
As redes sociais possuem caráter total de gratuidade, mas existem outras opções mais especializadas e que oferecem recursos específicos que são pagas ou que exigem instalação em servidores próprios. O Ning é uma rede  social enquadrada nos moldes da web 2.0, que disponibiliza um serviço, antes gratuito e hoje pago mensalmente, de criação e administração de redes sociais. Outros ambientes, como o Moodle (software livre) são usados para Educação a Distância (EAD) e muitos são chamados de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), outros os designam por LMS (Learning Management Systems), que auxiliam no ensino e na aprendizagem virtual. Entre algumas ferramentas disponibilizadas por esses sites,temos a criação de fóruns, blogs, bate-papos, RSS, vídeos, áudios, fotos etc.(SEABRA, Carlos).




 
As redes sociais são lugares de bate-papo e entretenimento, mas seus usuários devem tomar cuidados e não fornecer dados pessoas que possam comprometê-lo, telefones, não deve exibir fotos de sua situação financeira ou suas rotinas para estranhos.

Frente  aos novos paradigmas, o professor tem um grande desafio pela frente de conhecimento das ferramentas e espaços oferecidos pela Web 2.0 no para motivar, criar, explorar e mediar o aluno nesse novo horizonte da educação.



 Fontes Webibliográficas:

 
COSTA, Rosa Maria E. M. da & MARINS, Vânia. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Disponível em: http://pigead.lanteuff.org/mod/resource/view.php?id=4540 . Acesso em: 20 de junho de 2012.

COSTA, Rosa Maria E. M. da & MARINS, Vânia. Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. Disponível em: http://pigead.lanteuff.org/mod/resource/view.php?id=4539. Acesso em: 20 de junho de 2012.

INFOESCOLA, Hipertexto. Disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/. Acesso em: 20 de junho de 2012.

INSTITUTO CLARO, Tecnologias na escola. Disponível em: Acesso em: 20 de junho de 2012.

MODERNA.  A importância das redes sociais na escola. Disponível em: http://redes.moderna.com.br/2010/09/16/a-importancia-das-redes-sociais-na-educacao/. Acesso em: 20 de junho de 2012.

WIKIPÉDIA, Hipertexto. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto. Acesso em: 20 de junho de 2012.
 
WIKIPÉDIA. Redes Sociais. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social#cite_note-0. Acesso em: 20 de junho de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será moderado e logo que possível, publicado.

 

by Elaine Pacheco Copyright © 2010 Blogger Templates